domingo, 29 de agosto de 2010

RokazBloc 2010.

Nesse dia 28 de Agosto ocorreu em BH o RokazBloc2010, evento realizado com extrema competência pela organização, que fez do inicio ao fim um excelente trabalho, o que resultou um evento de verdadeiro sucesso!

O evento organizado pelo Alexis e Yan Ouriques tinha na primeira etapa o formato de festival, e contou com, chuto eu entre 70 e 100 escaladores de todas as categorias. Os amadores pararam de brincar mais cedo, enquanto a categoria Pro foi pra uma segunda etapa, essa com um formato bem diferente, mas aprovado por todos.

No feminino 2 boulders pra serem escalados livremente. Mariana Gomes de apenas 15 anos manteve a liderança que começou já no festival, Patrícia Antunes "Paty" que está se recuperando de uma lesão no ombro, classificou em quarto, deu a volta por cima e ficou com o segundo lugar, seguida pela Maíra Vilas Boas que também recuperou na final, em seguida Andreia Rios em quarto e Anne Ouriques a poderosa mamãe em quinto, e foi bonito de ver essa disputa feminina.

Na final dos macacos eram 4 Boulders(entre v8 e v9).O boulder 1 e 2 podiam ser escalados simultâneamente pelos atletas, porem ao tentar o boulder 3 não era permitido voltar aos dois primeiros e com o boulder 4 a mesma coisa, se tentou não pode mas voltar pro 3.
Todos escalavam juntos em 45 minutos, e fatores como resistência e estratégia com certeza fariam total diferença! Assim que começou acho que todos os finalistas pensaram que os boulders estavam mais dificeis do que eles realmente eram, e a minha estratégia então era buscar as agarras bônus( duas por boulder) na primeira tentativa, e quando me desse bem no boulder, cadena! O boulder 2 estava com certeza mais fácil que o 1, e foi ele que todos escolheram encadenar. O pequeno mandou ele flash, o Jon após 3 ou 4 pegas, o Jean pegou as duas bônus, e foi o que decidi fazer após pegar as duas bônus do boulder2, tentar pegar a segunda bônus do boulder 1, que só o pequeno e o Jon tinham pego. 25 minutos já tinham se passado, e Eu, o Pequeno e o Jon ainda estávamos na mesma, o pequeno e o Jon porque quase mandaram e eu porque queria a segunda bônus e sabia que faria diferença.
Nesse momento estava em primeiro o Pequeno, seguido pelo Jon, Jean, Eu, Juan, Gustavinho Veiga, o Fontes e o Fanfa, quando decidi descansar e tentar a ultima vez o 1, mas faltando 18 minutos pro fim, o Jean mandou o 3 de prima, e já partiu com bastante tempo pra resolver o 4. Mudei minha estratégia para: descansar bem e mandar o boulder 3 de prima! Aos 15 min. decidi entrar e com betas opostos(valeu Gustafritos!) mais uma vez funcionou e consegui fazer o 3 no primeiro pega!(Valeu Feo e Leozera os gritos"CRISTAL" e "COCAL" fizeram toda diferença!!!)Parti pra mais um descanso de 4 minutos e MÓDULOS! Isso mesmo SÓ MÓDULOS o Belê eleito o melhor route setter do Brasil pela galera, não montou o boulder 4 com extrema competência, ele criou uma OBRA DE ARTE, o boulder 4 da final estava ESPETACULAR, incrível, um verdadeiro clássico, que lembrava muito Cristalina e o Cabeça já tinha me falado mil vezes "Oh Rastaman, esse aqui ta procê fi, esse é seu mulek, VAI!" e realmente ele tinha toda razão, caí de vacilo num muv longo, mas descansei bem e na segunda entrada saiu a cadena, e era exatamente meu estilo, compressão e muvs longos sem pés, CRISTALINA mesmo, minha atual praia! Valeu Kbeça!

Nessa altura do campeonato o Jon tinha acabado de fazer o boulder 3 de segunda e o Pequeno bombado do boulder1 que quase saiu mas ficou engasgado, vinha pro boulder 3 com a missão de mandar de prima pra garantir sua liderança, faltando uns 13 minutos pra acabar. O Jon mandou o boulder 4 de prima complicando mais ainda a situação do Pequeno, que liderou a competição durante 35 minutos e mostrou estar muito superior aos outros atletas durante a final, e esses 15 minutos finais com certeza ficaram pra sempre marcados pra quem estava presente, foi muito, MUITO EMOCIONANTE mesmo! As posições se invertiam a cada cadena e cada segundo parecia ser muito precioso. O pequeno saiu do 3 sem a cadena e nem teve tempo pra encadenar o 4 e então Peeeeeennnn!! Apita o arbitro!

O resultado final do evento foi:




UMA BELA CONFRATERNIZAÇÃO nota 10! Onde todos escalaram com toda sua vontade e determinação, dando100% de si, fazendo do evento uma incrível festa de escalada, com compaixão e companheirismo ESTAMPADO em cada um dos artistas que ali estavam! Uma verdadeira arte o evento!

Pequeno, Jean, Eu, Patty, Mari Jane e João Cardwell
Depois nada melhor que uma cervejada pra descontrair!

Paco Pigalle era o destino! Muita gente compareceu, menos o Haddads porque a coleira apertou, e o Gustavinho que agora vive em Marte! Em Marte também fomos parar todos após a aquisição destruidora que o Pedrinho da Adrena fez! Uma garrafa de Red Label e 5 latas de energético


Pedrinho "O mentor", Pequeno grande monstro, Jean e o João do Cartão Bom(Jon Cardwell)


Aí pronto! Olha o estado do Jean, o garoto num soltava a franga assim desde mulek! kkkkkk!

Ihuuuuuu! Muita fanfarra! Dança feia no salão e algumas mancadas também, mas tudo acabou em festa! Nunca tinha visto essas bacterias fritarem tanto o melão, e assim foi minha primeira balada em BH, muuuito crazy! O Mamão e o Gustavo Veiga mesmo precisavam de uma geringoça que ainda vou desenvoler chamada SuperFinder, eles estavam perdidinhos.(não posso falar o que é pra ninguem roubar minha idéia, esse povo aí de Sampa, muito malandro e hightec, tenho q ficar esperto!)kkkkkk!



Mamão que fritou o melão! Olha só! Que sinal é esse lek? Tridente? hahaha! O Flávio inna good!



Ruizerisvaldo e Mamãozin! Mucho locos! Olha o Paraíba no detalhe ali na esquerda!

Parabéns aos organizadores, o evento estava nota 1000! Parabéns aos atletas, torcida, pessoal da lanchonete do Paraíba e todos presentes!

Pro Belê vou deixar um PARABÉNS sem palavras mas cheio delas! hahaha!

Belê tu é o cara! Impressionante a qualidade dos dois últimos eventos que presenciei e você montou os Caras com muita ciência, mas não só por isso! Por tudo que você fez e faz pelo nosso Brasil, desde em conquistas nas rochas, a revolução dos CrashPads Mega Giant, as ressolas fantasticas que tem feito, até simples atitudes que fazem de você um cara querido por todos na escalada mundial! PARABÉNS LEK! Aguardamos anciosos sua volta aos trabalhos na mordeção.

Monstro! VoCê FAZ TODA A DIFERENÇA!!!

Meu último grande aprendizado com Nosso Mestre O Diretor:

O melhor escalador de todos, é o que mais se diverte! Mudei muito minha visão do mundo e do mundo da escalada, graças à isso sou muito mais feliz hoje, independente do tamanho do meus desafios, além de reconhecer o significado da palavra "satisfeito" e me sentir assim!


http://rokazblog.blogspot.com/

http://fiveten.com/community/blog/10082-rokazbloc-report-from-jon-cardwell

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

1o Rockocal - Festival de escalada em Cocalzinho-GO

O evento será realizado entre os dias 03 e 07 de Setembro de 2010 em Cocalzinho-Go e contará com a presença do americano Jon Cardwell, e brasucas como Filipe Camargo, Rafael Passos, Pedro Raphael, Gustavo Fontes, Alex "Linha" Paranhos, Ligeirinho etc...Serão sorteados Crash Pads (Zen e Stone), Fingerboards da Gringa Agarras e muitos outros equipos. Será disponibilizado uma área de camping na casa Sede, onde será realizado o sorteio e serão passados todos os betas necessários pro festival. O beta mais IMPORTANTE é de não bivacar nos boulders, e CLARO não deixar nenhum lixo pra trás. Pode escalar até o amanhecer, mas não VAMOS dormir na rocha!!! Alugamos uma casa com amplo quintal EXATAMENTE pra evitar problemas com o parque!
E relembrando... é um parque! Animais silvestres e plantas exóticas devem ser muito respeitadas, vamos nos MANTER na trilha, e apesar da estrada do morro ser incrível pra um rally, VAMOS ANDAR DEVAGAR!!! KKKKk!!!!
Sério!!! EXEMPLO GALERA!!!!
Ah! O Morro do Cabeludo(q tá careca!) continua com as visitações suspensas!!!

Um abraço pra todos!!! Bons climbs!!!
Espero TODOS vocês!!!

Maiores informações: (61)7815-8367/8424-3840 ou 3577-2805
e-mail rafaescalada@hotmail.com e aqui nesse post também.

SEXTA-FEIRA dia 03/09 de 19:00 até 21:00 VAMOS NOS ENCONTRAR NA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS AO LADO DO POSTO, PARA REUNIR TODO O GRUPO E PARTIR PRO NIGHT CLIMB.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Atibaia...Muita qualidade... Atos Insanos, fotos e o vídeo da cadena!!!

Rafael Passos escalando Atos V10/11 Sítio do Seu Luiz em Atibaia-SP from Rafael Passos on Vimeo.


Quando saí de Brasília, havia programado passar em Conceição do Mato Dentro, São Tomé das Letras, Ubatuba e São Bento do Sapucaí para escalar, além disso tinha que buscar umas agarras e também fui convidado à conhecer um lugar que recentemente voltou a ser explorado em Atibaia-SP pelos escaladores que residem por lá, Kaio Lupone e Leonardo Cassiano "Léo/Mineiro", fabricante das agarras Gringa.

Ao chegar no terreno do Seu Luiz(senhorzinho muito figura), observei os blocos redondos de granito de longe, e percebi que se tratava de mais um lugar clássico no Brasil. Quando vi a primeira linha, desacreditei!!! Era realmente um lugar CLÁSSICO, de blocos bonitos, escalada peculiar e está muito bem cuidado. O trabalho feito pelos caras estão muito bem feitos, essenciais para o local, nada seria escalado por lá se não fosse esse trampo deles, e graças a isso temos boulders de granito de muito qualidade em Atibaia.
Todas as fotos são no boulder Atos Insanos.






















As escaladas começaram no boulder chamado Everest um v5 bem alto, talvez por isso o nome seja esse, boulder muito técnico e adrenante que logo ganhou uma saída sentado, Everest Sentado v8(sds nunca mais) e essa foi minha primeira colaboração com o local. Depois de aquecer fomos direto para "O" projeto. Boulder alto, complexo, de agarras de lado, calcanhar, pinças, regletes e um bidedo SURREAL. Lindo o boulder! Tentamos bastante, achei um beta essencial, mas nada de cadena, então decidimos mudar de boulder pra não detonar muito a pele pegando nas mesmas agarras, descemos pra outro projeto chamado Unicórnio, muito bonito, estilo proa, que depois de alguns pegas e isolei tudo, e saiu a cadena. Momento mágico como sempre!

Depois desse fomos pro Setor de cima, escalamos o Antiguera v5, quero é dinheiro v7 e fiz também um boulder do Adebas, chamado Pé na cova v10. Um dia cheio de cadenas, mas eu não fiquei satisfeito, eu queria o Atos e depois de UBT estava certo de voltar pra mandar a cadena.
Começo de Agosto, um mês na estrada, muitos destinos e com tudo isso um pequeno cansaço começa a aparecer. Voltei pra Atibaia pra tentar o Atos, mas meus ânimos já não eram como sempre, graças aos amigos Léo Mineiro, Kaio, Lutrinks eu me mantinha disposto a escalar, isso que ainda tinha o festival de São Tomé pela frente, mas na verdade eu só pensava em Cristal e Cocal.
Chegamos lá por volta de 11 da manha, totalmente diferente pra mim, fizemos todos aqueles rituais, sentamos na base do cara, ficamos ali visando ele durante um tempão, sem parar, cada detalhe. Depois de alguns pegas Eu e o Kaio já tínhamos feito todos os movimentos, era só concentrar e cadena! Foi uma das cadenas mais incríveis dessa viagem pra mim, a mais emocionante com certeza, e talvez a mais desejada. Atos insanos, passagem obrigatória para escaladores de boulder, alias Atibaia, entrou pra lista de lugares que tenho que ir sempre.
Valeu Kaio, muito obrigado pela recepção, pela área que vocês tão cuidando, pela pizzada na casa do Vitão e por toda a força que deu na trip. Te aguardo em Cocal!

Valeu Mineiro! Pelas piadas chulas, pela vibe, pela recepção e pelo apoio. Valeu demais, só eu sei o quanto isso vai ser importante pra mim.