quarta-feira, 28 de abril de 2010

Chapéu do Sol. Porque esse bloco é mais do que perfeito???


CHAPÉU DO SOL - CRISTALINA-GO



Primeiramente vou falar um pouco da Pedra do Chapéu do Sol, depois vou falar como foi o inicio da relação amorosa entre nós(Escaldores de Brasília que pouco escalam na resina) e a Pedra do Chapéu.




Localizada em Cristalina-Go, 120km de Brasília, pegando a saída Sul, BR 040, exatamente antes de um posto grande, o JK que é a esquerda de quem vem desse sentido, tem placas que levam a Pedra do Chapéu do Sol. Ela que já é famosa há algum tempo já é mágica antes mesmo de começarmos a desvendar os íncriveis boulders que há por lá, isso porque a pedra gigante que pesa mais de 100 toneladas é sustentada somente por uma pequena porção de um pouco mais de meio metro quadrado de sua base, e como se isso já não bastasse ela é um pouco tombada para um dos lados, o que torna esse monumento ainda mais interessante e curioso. Exemplar ÚNICO no mundo. Muitos acham ate assustador, acreditando que ela pode cair a qualquer momento enquanto escalamos, eu acredito que nem com 200 pessoas pulando nesse lado esquerdo da pedra(foto),com mais um trator puxando, acho que ela não ia nem mecher(Por favor! Não precisa testar, eu já fiz isso! Deu certo! Tá sólida!). Ouvir dizer também pela população nativa que vandalos armados iam lá durante a noite atirar na parte onde a pedra é sustentada, bem na junção, pra tentar derruba-lá. Um absurdo de imensa ignorância! Meteram bala na base da Preciosa mas ela está lá FIRME, LINDA e MÁGICA como sempre, equilibrada há milhões de anos. (Fonte: Wikipédia)


O meu primeiro contato com A Pedra foi logo na primeira vez que fui a Cristalina, graças ao meu amigo e guia muito esperto Gamilho Vargas que me levou nos dois melhores blocos de Cristal e entre os melhores que já vi na vida. Valeu Gabriel, muito grato!!! Enfim conheci Cristal!!! Primeiro o bosquezin e depois A Pedra, o famoso Chapeú do Sol!!!
O bloco era O Mais Imponente que já tinha visto, muito bizarro ver a primeira vez, mas nunca pensei que podia cair, mas é estranho.Até então havia somente o v0 que é por onde descemos da pedra, o Gabiras tinha me falado de um tal projeto, então fomos conhecer o danado.

Lindo! Linha muito fina! Perfeita! Como todas as outras Da Pedra. E essa linha recebeu o nome de Chapéu do Sol. Eu estava maravilhado com o lugar! Só pensava em subir por todos os lados do monumento.

Procurei muito nesse dia, o Gabiras me mostrou o Firmamentum(extensão do Chapéu) falei que era "impossível, você tá viajando!"e nem tentei, acabei tentando um que é até mais difícil que o Firmamentum, mas as agarras eram um pouco mais próximas e eram invertidas e batentes, pura compressão, bem mais meu estilo! E foi só o que consegui visualizar aquele dia.
Começamos a tentar! Parecia impossível a princípio, não tava nada divertido, porque não saia nada da brincadeira, mas logo que aquecemos consegui fazer o primeiro muv, depois fiquei tentando o resto e não isolei nada! Subimos Na Pedra pra ver o por do sol e as maravilhosas estrelas de sempre e depois de 20 minutos tive uma LUZ, dei pulos de alegria, falei vamo descer que é com o "calcanhas", tenho certeza!! Cheguei lá embaixo e era isso! Tudo certo! Sai dando um tapão de esq. no batente, bota o calcanha na mão, traz a mão dir., rebota dir., e rebota de novo numa boa e voa aproveitando o pendulo pra ir mais alto na boa do fim. Obs. sem arrastar? claro! "No dab" papo doido! Só manda quando não arrastar nada meu amigo,nada mesmo , nem vento a favor pode, se bater um ventinho amigo, desce! Em todo lugar é assim! Enfim esse é o Quartzo. Lindo como todos nessa pedra. Esse foi só o primeiro dia. Perfeito como todas as vezes que visitei o Chapéu. Eu não queria saber de mais nada, Só Cristal. Só Chapéu/Bosque/Chapéu/Bosque.

Hoje já existem vários outros boulders na pedra, mas foi tudo aparecendo bem devagar, que nem em relação mesmo, eu era sempre surpreendido pela pedra e ela me conquistou completamente. Pra mim A Melhor do Mundo(sem desdenhar das outras). Acho que fizemos as últimas linhas não visualizadas na última sexta, fora essas tem mais 3 projetos. Um tá quase! Os outros dois eu chamo de 3D, v14 no mínimo, e Quarta Dimensão, certamente v15. Ambos tem as agarras nítidas e com a leitura perfeita, falta só a pressão de v14 e 15 de teto, de agarras boas, e muvs BEM específicos. Aí saí com certeza!

Segue a lista das 16 maravilhas do Chapéu do Sol.

Descida v0
Chápeu do Sol v5
Medo do som v1
Quartzo v11
Firmamentum v10
Abordados v5
Aperta a dentadura v8
Firmeza v11
Só na manha v6
Dente de Leite v1
Dente de Aço v11
Maria José v5
Guilherme v6
"Dente de Ouro" projeto* v12

"3D" projeto* v14

"Quarta Dimensão" projeto* v15

Projeto não tem nome. Esse é o jeito que eu chamo, é um apelido! Projeto se trata com carinho.

O grau obviamente é suposição! Mas já estou tentando.

Se o seu chapéu tem 3 pontas! Tem 16 pontas o meu chapéu, se não tivesse 16 pontas, não seria o meu Chapéu! kkkkk!

É com imenso prazer que convido à todos da comunidade escaladora pra conhecer essa obra de arte de Deus, todos sempre serão bem recebidos pela Maravilha, e por mim também assim como por todos os escaladores locais. Um beta grátis! Se você é escalador, gosta muito de boulders e sempre sonha em conhecer os lugares incriveis pelo mundão, esses que vemos nos videos, das famosas 'King Lines' você TEM que conhecer esse lugar.

Essa dádiva de Deus, equilibrando assim, nessa doidera da foto, só lá mesmo, e pra mim

Ela é A Melhor de todos os tempos.

Toda a história, peculiaridade é simplesmente INCRÍVEL
Comissão de Frente, Enredo, Bateria e Porta Bandeiras. TUDO 10!

Obrigado Senhor pela beleza, sombra, momentos e escalada que sua Obra nos proporciona!!

Logo mais colocarei vídeos e mais fotos da Preciosa.
Agradecimentos a todos que fizeram seg, compania e que colocaram algo pra jogo! Valeu!
Obrigado todos da equipe v11, muita dedicação, nightclimb com volta cansado na madruga, apreço pelas agarras, tudo pelo resultado!! Valeu!! Muita divulgação de notícias, vídeos e curiosidades sobre todos os membros vai acontecer agora, quem não conhecia vai conhecer.

É só entrar e conferir. http://www.v11eeblog.spot.com/
Inclusive tem uma matéria da visita do Carlera aqui em Cristal, e muito mais.

Valeu Carlera e Paulinha, tamo junto, já já apareço aí em São Bento!


Tamo trabalhando forte pela divulgação. E mordendo tudo!! Valeu por tudo Kassan!! Tú é o cara!!

Abraço pra todos, boas escaladas, bom grip pra todos nós!
"É tudo nosso! Vamos preservar!"
novo lema da v11e.e. que acabei de criar.

7 comentários:

  1. Irado Rafinha!
    Depois add o blog da Familia aqui... Abração irmão!

    ResponderExcluir
  2. ihuuuuuuuu simbaaaaaa,q maravilha mulek...eu e o gustavim vamu fazer um bate volta ae em cristalina na semana vem,vamu te ligar antes....
    parabéns pela materia e dedicação com o climb
    HA VIBE NUNCA PARA!!!!
    abraxxxxxxx

    feooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  3. Boooa Rafinha, descreveu muito bem o que é esse bloco para todos nois lek, tamo ai na atividade!!!

    Alexandre feo, voce ta ai ainda jovem?ehehehehe, vem logo lek, cristaaaaaaalina é muito classico.
    Caio, voce tambem lek, chega ae logo, a galera ta na vibe aqui. sempre!!!

    Kassan

    ResponderExcluir
  4. como que eu nunca escalei lá??? q absurdo!!!!

    ResponderExcluir
  5. ai mano, tire umas fotos desse bloco qui pra nois do sul. o blogo é gringo mesmo, queria muito pode um dia ir até lá, mas ficaria bem feliz de ver os bolders que andão saindo nele.

    ResponderExcluir