quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Salinas v12 - São Bento do Sapucaí

Boulder Salinas v12 em São Bento do Sapucaí-SP....
Essa Rock trip foi incrivel, pois logo depois de passar em Conceição, São Tomé das letras, Atibaia, Ubatuba e São Bento, fui até São Tomé novamente pra participar do Festival, onde foram abertos os dois v13 mais curtos do país, depois BH pra uma competição entre amigos e muita escalada na rocha....
Logo depois seguimos pra Cocalzinho, onde aconteceu outro festival....
Muitas experiencias e todas únicas.

Obrigado pelas imagens Small, Mr. Caio Lupone e Cesão Zen

Obrigado pela vibe de todos


Rafael Passos_Salinas V12 São Bento do Sapucaí from Rafael Passos on Vimeo.

sábado, 13 de novembro de 2010

4ª Etapa do campeonato estadual do RJ

Nesse domingo dia 7 de novembro tive o imenso prazer de participar da organização do Campeonato Estadual do RJ, montando os boulders do campeonato aprimorando mais ainda minha experiencia, além de vivenciar uma situação onde precisei mensurar muito bem a dificuldade dos boulders por não conhecer quase nenhum competidor.

As fotos, videos e qualquer registro ficou por conta da organização, pois tive que puxar crashs, instruir atletas e reparar qualquer problema nos boulders...

Segue o link com fotos, informações e agradecimentos feitos pela organizadora do evento Patricia Mattos e seu fiel escudeiro Chumbão...

http://www.fotoblocos.blogspot.com/

A eles deixo um agredecimento especial pela minha estádia, experiencia e oportunidade.... Agradeço também a todos que fizeram do evento um dia sensacional, com muita escalada, diversão e alegria.
Foi muito bom conhecer todos que eu não conhecia, e melhor ainda saber que voltarei pra uma outra festa como essa...

Outro acontecimento importante foi minhas escaladas na rocha.... onde tive o prazer de conhecer os movimentos da Massa Crítica, via exigente, linda e de movimentos perfeitos... Obrigado Route-Setter!!!
Já na praça tive o imenso prazer de tentar alguns boulders antigos, porem foi nos projetos que me dei bem.... Kriptonita e Adobe foram chamados, os dois de movimentação bem peculiar e intensa, recomendo a todos que visitarem a praça.....

Valeu Caio Gomes pela energia passada sempre, estarei presente de espírito nessa praça todos os dias... Valeu pela presença no show do Mid também... foi muito maneiro
http://familiabuscapedra.blogspot.com/2010/11/valor-da-amizade.html

Meus sinceros agradecimentos a todos

Rafael Passos

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Mais uma lenda nos deixa, mas ficam suas histórias!

Nesse ultimo fim de semana o lendário Kurt Albert sofreu um acidente grave subindo uma via Ferrata na Alemanha. Ele caiu de mais ou menos 18 mtrs, foi levado ao hospital ainda com vida ficou sobre cuidado intensivo na UTI, mas não sobreviveu!

Fico muito triste em saber dessa noticia, e certamente perdemos muito mais que um escalador!
O cara era lenda mesmo! Como Pelé e Garrinha no futebol, eram Wolfgang Gullit e Kurt Albert!
Eles revolucionaram a escalada esportiva e de montanha também! Kurt Albert no cume da torre sem nome


Kurt Albert solando sua via Devil´s Crack VII em Frankenjura


Kurt Albert e Wolgang Gullit. A dupla que evoluiu o cenário da escalada mundial!

Descanse em paz Kurt, você sempre estará em nossas melhores lembranças, por tudo que fez pela escalada e pelo estilo de vida que você levava! Alias todos sabem que ter a escalada como estilo de vida e sobreviver dessa maneira não é nada fácil, é muito bom sim, pra mim o melhor jeito de se viver, o mais bonito e proveitoso, mas não é nada confortável!

http://planetmountain.com/english/News/shownews1.lasso?l=2&keyid=37604#
http://www.planetmountain.com/english/News/shownews1.lasso?l=2&keyid=37600
http://www.kurt-albert.de/KurtAlbert21/main2.html
Nesses links se encontram as histórias de Kurt Albert! Os dois primeiro falam sobre o acidente e a morte de Kurt! O último link, é de uma pagina pessoal, onde ele mesmo escrevia e atualizava!
Vale a pena conferir!

Saravá!

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Itaipava V12 - 2ª ascensão

Nessa minha viagem em Julho de 2010, tive a oportunidade de conhecer um lugar muito querido por escaladores brasucas!
Na verdade eu já havia passado por lá, mas só reconheço que fui à São Bento do Sapucaí após essa passagem, onde muitos objetivos foram alcançados, muita diversão e uma recepção como existe em poucos lugares! Tanto a Paulinha e o Carlera na hospedaria Casarão, como o Bele, que sempre que podia, assim como o casal, nos acompanhou por muitos bons momentos na escalada!
O Cesão também me recebeu com muita satisfação, e esse reencontro estabeleceu uma amizade que será eterna!
Valeu Negão, a caZen é incrível, e te aguardo no cerrado! Valeu Cris e Lukinhas! Todos os presentes que não agradeci por favor entendam, vocês todos estão do lado esquerdo do peito, comigo sempre!

Nessa passagem que rendeu bons frutos, fiz a segunda ascenção do boulder Itaipava v12, e pra dar uma variada resolvi filmar tudinho!
O Kassan, grande parceiro de escaladas e de produções editou pra mim esse clássico!
Valeu Kassan! Valeu Belão!!!
Tamo junto!!!

Em breve coloco aqui no blog o vídeo 79hrs, 5200kms, lugares incríveis e muitas cadenas substanciais!




Itaipava v12 from Carlos Santiago (KassaN) on Vimeo.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Extra extra... House in the sky v14 Na Serra da Piedade

Jon Cardwell observando o Amnésia.


Devido a importância do acontecimento fui obrigado a escrever sobre a noticia do boulder na Piedade antes de postar sobre o Rockocal, inclusive porque o amigo, patrocinador e fotografo Leo Cassiano da Gringa Agarras ainda não me liberou as fotinhas.


Nesse dia 09/09 de 2010 o escalador americano Jon Cardwell, foi tentar o projeto do teto na Serra da Piedade. Esse bloco foi "achado" há pouquíssimo tempo e impressiona pelo tamanho, negatividade(quase teto mesmo), dificuldade dos movimentos e peculiaridade.

Jon tomando uma cervejinha! Alias acho que eles fizeram isso todo dia!

Jon curtindo um calanguinho do cerrado lá em Cocal!!!

O boulder é realmente especial, pra chegar até ele você desce do carro, desce umas escadinhas sobe outras e pronto! Chegou! Um bloco majestoso, imponente e ILUMINADO! Como assim? Isso mesmo! Iluminado! Tem uma vibe permanente lá! Um holofote de luz amarelada que dá um "tcham" especial pra essa criança!

Jon tentando o House in the sky V14 na Serra da Piedade


Claro que como todo projeto incrível, esse também tem uma saída mais de baixo, essa com certeza não é menos que v16, sem exageros! Acho que seria um v13+v14, e quando visualizei a movimentação com eles tive certeza que se tratava de algo alem do v15!!!

House in the Sky - V14 Serra da Piedade - Belo Horizonte-MG

Estive presente no primeiro dia que eles tentaram o boulder, a primeira impressão é de que eles estavam de sacanagem, e que nunca seria possível cadena, mas após uns 20 pegas, eles além de se erguer, conseguiam dar um tapinha na agarra e mesmo assim ainda parecia bem impossível ainda, mas continuava a evoluir.

O muv. que parecia ser impossivel, e agora que agora é o crux do House in the sky v14


Após um treininho no regleticos de Cocal e uns tentos no Cartola v13 de teto em Cristalina, ele tava pronto! kkkkkkk! Jon Cardwell encadenou o boulder House in the sky no dia 09/09, o que se trata do primeiro v14 de poucos movimentos por aqui, deixando mais uma colaboração de altíssima importância para o Brasa. Segundo ele esse é um dos boluder mais difíceis que ele já fez Além desse clássico Jon colaborou com o High Tension V13, Bush diver v9 e Manlissa v9 e repetiu clássicos como Amnésia V13, Dia Santo V13, Bush Diving V13, Bacanas Sds V13, Quimera Speciosa V12, Salinas V12, O vento levou V12, Potencial de ação v11 Flash, Hueco Thanks , Terapia da Terra , Firmamentum e Virilha completa todos V10 e The flash, Testarossa, Ureia shit start e Mal do nome todos v10 que ele fez flash.Ufa! quase perdi o fôlego
Jon, Nathan, Lili, Pequeno, Pedrinho "o pai", Gustavinho Stone, Eu e Mr. Kaio Lupone


Jon Cardwell fazendo o FA do boulder High Tension V13 em São Tomé das Letras


Jon no classico Salinas V12 em São Bento do Sapucaí


Jon na cadena do boulder O vento Levou v12 em Ubatuba

Agradeço primeiramente ao Pedro de São Tomé por conseguir apoio da prefeitura de São Tomé pra trazer o Jon pro Brasil. Obrigado também todos que fizeram o cara se sentir bem, como se estivesse em casa, fazendo com que ele não só leve essa informação pro gringos , mas também sinta muita vontade de voltar. Pedrinho Adrena que foi pai deles aí em Bh, Haddads pelo translado Bh/Cocal, VALEU! Fomos exemplo de como devemos tratar as pessoas, até porque ninguém ficou babando ovo dele, tratamos ele de igual pra igual e fizemos ele sentir um pouco como que é amizade no Brasil.
Ao Jon já agradeci em nome de todos os escaladores, ressaltei pra ele a importância da vinda dele pro Brasil, as linhas que ele abriu, as que ele não mandou mas visualizou e deixou prontinho pra ser escalado, as linhas que ele repetiu, TUDO!!!
Tenho certeza que ele voltará. Mulher brasileira, açaí, praia, boulders clássicos, mar de pedras, áreas de escalada virgem pra tudo quanto é canto e tanta fanfarra assim, tudo junto, existe só em um lugar:

Brasil sil sil sil!

As fotos foram tiradas pelo fotográfo shaper Léo Cassiano
http://agarrasgringa.blogspot.com/
http://www.gringaagarras.com.br/

domingo, 29 de agosto de 2010

RokazBloc 2010.

Nesse dia 28 de Agosto ocorreu em BH o RokazBloc2010, evento realizado com extrema competência pela organização, que fez do inicio ao fim um excelente trabalho, o que resultou um evento de verdadeiro sucesso!

O evento organizado pelo Alexis e Yan Ouriques tinha na primeira etapa o formato de festival, e contou com, chuto eu entre 70 e 100 escaladores de todas as categorias. Os amadores pararam de brincar mais cedo, enquanto a categoria Pro foi pra uma segunda etapa, essa com um formato bem diferente, mas aprovado por todos.

No feminino 2 boulders pra serem escalados livremente. Mariana Gomes de apenas 15 anos manteve a liderança que começou já no festival, Patrícia Antunes "Paty" que está se recuperando de uma lesão no ombro, classificou em quarto, deu a volta por cima e ficou com o segundo lugar, seguida pela Maíra Vilas Boas que também recuperou na final, em seguida Andreia Rios em quarto e Anne Ouriques a poderosa mamãe em quinto, e foi bonito de ver essa disputa feminina.

Na final dos macacos eram 4 Boulders(entre v8 e v9).O boulder 1 e 2 podiam ser escalados simultâneamente pelos atletas, porem ao tentar o boulder 3 não era permitido voltar aos dois primeiros e com o boulder 4 a mesma coisa, se tentou não pode mas voltar pro 3.
Todos escalavam juntos em 45 minutos, e fatores como resistência e estratégia com certeza fariam total diferença! Assim que começou acho que todos os finalistas pensaram que os boulders estavam mais dificeis do que eles realmente eram, e a minha estratégia então era buscar as agarras bônus( duas por boulder) na primeira tentativa, e quando me desse bem no boulder, cadena! O boulder 2 estava com certeza mais fácil que o 1, e foi ele que todos escolheram encadenar. O pequeno mandou ele flash, o Jon após 3 ou 4 pegas, o Jean pegou as duas bônus, e foi o que decidi fazer após pegar as duas bônus do boulder2, tentar pegar a segunda bônus do boulder 1, que só o pequeno e o Jon tinham pego. 25 minutos já tinham se passado, e Eu, o Pequeno e o Jon ainda estávamos na mesma, o pequeno e o Jon porque quase mandaram e eu porque queria a segunda bônus e sabia que faria diferença.
Nesse momento estava em primeiro o Pequeno, seguido pelo Jon, Jean, Eu, Juan, Gustavinho Veiga, o Fontes e o Fanfa, quando decidi descansar e tentar a ultima vez o 1, mas faltando 18 minutos pro fim, o Jean mandou o 3 de prima, e já partiu com bastante tempo pra resolver o 4. Mudei minha estratégia para: descansar bem e mandar o boulder 3 de prima! Aos 15 min. decidi entrar e com betas opostos(valeu Gustafritos!) mais uma vez funcionou e consegui fazer o 3 no primeiro pega!(Valeu Feo e Leozera os gritos"CRISTAL" e "COCAL" fizeram toda diferença!!!)Parti pra mais um descanso de 4 minutos e MÓDULOS! Isso mesmo SÓ MÓDULOS o Belê eleito o melhor route setter do Brasil pela galera, não montou o boulder 4 com extrema competência, ele criou uma OBRA DE ARTE, o boulder 4 da final estava ESPETACULAR, incrível, um verdadeiro clássico, que lembrava muito Cristalina e o Cabeça já tinha me falado mil vezes "Oh Rastaman, esse aqui ta procê fi, esse é seu mulek, VAI!" e realmente ele tinha toda razão, caí de vacilo num muv longo, mas descansei bem e na segunda entrada saiu a cadena, e era exatamente meu estilo, compressão e muvs longos sem pés, CRISTALINA mesmo, minha atual praia! Valeu Kbeça!

Nessa altura do campeonato o Jon tinha acabado de fazer o boulder 3 de segunda e o Pequeno bombado do boulder1 que quase saiu mas ficou engasgado, vinha pro boulder 3 com a missão de mandar de prima pra garantir sua liderança, faltando uns 13 minutos pra acabar. O Jon mandou o boulder 4 de prima complicando mais ainda a situação do Pequeno, que liderou a competição durante 35 minutos e mostrou estar muito superior aos outros atletas durante a final, e esses 15 minutos finais com certeza ficaram pra sempre marcados pra quem estava presente, foi muito, MUITO EMOCIONANTE mesmo! As posições se invertiam a cada cadena e cada segundo parecia ser muito precioso. O pequeno saiu do 3 sem a cadena e nem teve tempo pra encadenar o 4 e então Peeeeeennnn!! Apita o arbitro!

O resultado final do evento foi:




UMA BELA CONFRATERNIZAÇÃO nota 10! Onde todos escalaram com toda sua vontade e determinação, dando100% de si, fazendo do evento uma incrível festa de escalada, com compaixão e companheirismo ESTAMPADO em cada um dos artistas que ali estavam! Uma verdadeira arte o evento!

Pequeno, Jean, Eu, Patty, Mari Jane e João Cardwell
Depois nada melhor que uma cervejada pra descontrair!

Paco Pigalle era o destino! Muita gente compareceu, menos o Haddads porque a coleira apertou, e o Gustavinho que agora vive em Marte! Em Marte também fomos parar todos após a aquisição destruidora que o Pedrinho da Adrena fez! Uma garrafa de Red Label e 5 latas de energético


Pedrinho "O mentor", Pequeno grande monstro, Jean e o João do Cartão Bom(Jon Cardwell)


Aí pronto! Olha o estado do Jean, o garoto num soltava a franga assim desde mulek! kkkkkk!

Ihuuuuuu! Muita fanfarra! Dança feia no salão e algumas mancadas também, mas tudo acabou em festa! Nunca tinha visto essas bacterias fritarem tanto o melão, e assim foi minha primeira balada em BH, muuuito crazy! O Mamão e o Gustavo Veiga mesmo precisavam de uma geringoça que ainda vou desenvoler chamada SuperFinder, eles estavam perdidinhos.(não posso falar o que é pra ninguem roubar minha idéia, esse povo aí de Sampa, muito malandro e hightec, tenho q ficar esperto!)kkkkkk!



Mamão que fritou o melão! Olha só! Que sinal é esse lek? Tridente? hahaha! O Flávio inna good!



Ruizerisvaldo e Mamãozin! Mucho locos! Olha o Paraíba no detalhe ali na esquerda!

Parabéns aos organizadores, o evento estava nota 1000! Parabéns aos atletas, torcida, pessoal da lanchonete do Paraíba e todos presentes!

Pro Belê vou deixar um PARABÉNS sem palavras mas cheio delas! hahaha!

Belê tu é o cara! Impressionante a qualidade dos dois últimos eventos que presenciei e você montou os Caras com muita ciência, mas não só por isso! Por tudo que você fez e faz pelo nosso Brasil, desde em conquistas nas rochas, a revolução dos CrashPads Mega Giant, as ressolas fantasticas que tem feito, até simples atitudes que fazem de você um cara querido por todos na escalada mundial! PARABÉNS LEK! Aguardamos anciosos sua volta aos trabalhos na mordeção.

Monstro! VoCê FAZ TODA A DIFERENÇA!!!

Meu último grande aprendizado com Nosso Mestre O Diretor:

O melhor escalador de todos, é o que mais se diverte! Mudei muito minha visão do mundo e do mundo da escalada, graças à isso sou muito mais feliz hoje, independente do tamanho do meus desafios, além de reconhecer o significado da palavra "satisfeito" e me sentir assim!


http://rokazblog.blogspot.com/

http://fiveten.com/community/blog/10082-rokazbloc-report-from-jon-cardwell

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

1o Rockocal - Festival de escalada em Cocalzinho-GO

O evento será realizado entre os dias 03 e 07 de Setembro de 2010 em Cocalzinho-Go e contará com a presença do americano Jon Cardwell, e brasucas como Filipe Camargo, Rafael Passos, Pedro Raphael, Gustavo Fontes, Alex "Linha" Paranhos, Ligeirinho etc...Serão sorteados Crash Pads (Zen e Stone), Fingerboards da Gringa Agarras e muitos outros equipos. Será disponibilizado uma área de camping na casa Sede, onde será realizado o sorteio e serão passados todos os betas necessários pro festival. O beta mais IMPORTANTE é de não bivacar nos boulders, e CLARO não deixar nenhum lixo pra trás. Pode escalar até o amanhecer, mas não VAMOS dormir na rocha!!! Alugamos uma casa com amplo quintal EXATAMENTE pra evitar problemas com o parque!
E relembrando... é um parque! Animais silvestres e plantas exóticas devem ser muito respeitadas, vamos nos MANTER na trilha, e apesar da estrada do morro ser incrível pra um rally, VAMOS ANDAR DEVAGAR!!! KKKKk!!!!
Sério!!! EXEMPLO GALERA!!!!
Ah! O Morro do Cabeludo(q tá careca!) continua com as visitações suspensas!!!

Um abraço pra todos!!! Bons climbs!!!
Espero TODOS vocês!!!

Maiores informações: (61)7815-8367/8424-3840 ou 3577-2805
e-mail rafaescalada@hotmail.com e aqui nesse post também.

SEXTA-FEIRA dia 03/09 de 19:00 até 21:00 VAMOS NOS ENCONTRAR NA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS AO LADO DO POSTO, PARA REUNIR TODO O GRUPO E PARTIR PRO NIGHT CLIMB.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Atibaia...Muita qualidade... Atos Insanos, fotos e o vídeo da cadena!!!

Rafael Passos escalando Atos V10/11 Sítio do Seu Luiz em Atibaia-SP from Rafael Passos on Vimeo.


Quando saí de Brasília, havia programado passar em Conceição do Mato Dentro, São Tomé das Letras, Ubatuba e São Bento do Sapucaí para escalar, além disso tinha que buscar umas agarras e também fui convidado à conhecer um lugar que recentemente voltou a ser explorado em Atibaia-SP pelos escaladores que residem por lá, Kaio Lupone e Leonardo Cassiano "Léo/Mineiro", fabricante das agarras Gringa.

Ao chegar no terreno do Seu Luiz(senhorzinho muito figura), observei os blocos redondos de granito de longe, e percebi que se tratava de mais um lugar clássico no Brasil. Quando vi a primeira linha, desacreditei!!! Era realmente um lugar CLÁSSICO, de blocos bonitos, escalada peculiar e está muito bem cuidado. O trabalho feito pelos caras estão muito bem feitos, essenciais para o local, nada seria escalado por lá se não fosse esse trampo deles, e graças a isso temos boulders de granito de muito qualidade em Atibaia.
Todas as fotos são no boulder Atos Insanos.






















As escaladas começaram no boulder chamado Everest um v5 bem alto, talvez por isso o nome seja esse, boulder muito técnico e adrenante que logo ganhou uma saída sentado, Everest Sentado v8(sds nunca mais) e essa foi minha primeira colaboração com o local. Depois de aquecer fomos direto para "O" projeto. Boulder alto, complexo, de agarras de lado, calcanhar, pinças, regletes e um bidedo SURREAL. Lindo o boulder! Tentamos bastante, achei um beta essencial, mas nada de cadena, então decidimos mudar de boulder pra não detonar muito a pele pegando nas mesmas agarras, descemos pra outro projeto chamado Unicórnio, muito bonito, estilo proa, que depois de alguns pegas e isolei tudo, e saiu a cadena. Momento mágico como sempre!

Depois desse fomos pro Setor de cima, escalamos o Antiguera v5, quero é dinheiro v7 e fiz também um boulder do Adebas, chamado Pé na cova v10. Um dia cheio de cadenas, mas eu não fiquei satisfeito, eu queria o Atos e depois de UBT estava certo de voltar pra mandar a cadena.
Começo de Agosto, um mês na estrada, muitos destinos e com tudo isso um pequeno cansaço começa a aparecer. Voltei pra Atibaia pra tentar o Atos, mas meus ânimos já não eram como sempre, graças aos amigos Léo Mineiro, Kaio, Lutrinks eu me mantinha disposto a escalar, isso que ainda tinha o festival de São Tomé pela frente, mas na verdade eu só pensava em Cristal e Cocal.
Chegamos lá por volta de 11 da manha, totalmente diferente pra mim, fizemos todos aqueles rituais, sentamos na base do cara, ficamos ali visando ele durante um tempão, sem parar, cada detalhe. Depois de alguns pegas Eu e o Kaio já tínhamos feito todos os movimentos, era só concentrar e cadena! Foi uma das cadenas mais incríveis dessa viagem pra mim, a mais emocionante com certeza, e talvez a mais desejada. Atos insanos, passagem obrigatória para escaladores de boulder, alias Atibaia, entrou pra lista de lugares que tenho que ir sempre.
Valeu Kaio, muito obrigado pela recepção, pela área que vocês tão cuidando, pela pizzada na casa do Vitão e por toda a força que deu na trip. Te aguardo em Cocal!

Valeu Mineiro! Pelas piadas chulas, pela vibe, pela recepção e pelo apoio. Valeu demais, só eu sei o quanto isso vai ser importante pra mim.


segunda-feira, 26 de julho de 2010

Baúzinho, Salinas e os ossos do ofício

Depois de passar quase um mês viajando e escalando só boulders, fui até o Baúzinho pra fazer a via Homem Pássaro acompanhado dos amigos do Rj Leozera, Brunão e Rafa, e o amigo Cesão de Campinas. Outros ares na parede, sem preocupaçoes ou cobranças, nada de stress! Perfeito! Muito grato aos amigos que me levaram pra montanha! Satisfação total! Tava com saudades!
Alias minha cabeça tá no RJ a algumas semanas, logo mais chego aí pra fazer aquela visita.



Após a despedida dos cariocas lá no Akira, onde fizemos quase todas as fendas, menos a famosa "Fenda do Akira" que é escalada de top rope ou trad. esportivo, mas oCesão tentou em boulder, tomou uma queda ninja e quase machucou feio o pé, deixamos essa pra depois. Escalada FMM.Valeu RJbroders!!!Partimos pro Bigode onde eu nada queria. Já tinha feito o High Boy(q é o glass boy dominando) a linha mais reta vindo do Salinas, a mais óbvia, e mais imponente, talvez por isso nem o Woods quis virar, mas é CLÁSSICO! E é assim que o Brasil gosta!
Após alguns minutos só observando as escaladas, não consegui deixar de por a sapata e decidi tentar o Salinas. Meu esquema de betas opostos deu muito certo nesse e mandei na terceira tentativa. Primeira vez que cheguei no Virilha fui até o fim e ainda to invicto nesse clássico.
Achei o Salinas tranquilo! Alias o Calibre12 e o High Boy também, to percebendo uma fase boa chegando, após muitas conquistas nessa trip estou reconhecendo uma evolução boa, nesse minha escalada maluca, onde quase todos movimentos eu faço do meu jeito!
Valeu a todos que me estimulam a escalar da minha maneira! Valeu gustafritos! Meu jeito!!!! Vai servir pra mais pessoas com certeza. To emprestando por enquanto, já já eu cobro!

Os ossos do ofício!!! Hoje de manhã(manhã horrível) em Campinas fui até a Pedreira do Garcia. INCRÍVEL!!!! Carro na base das vias! Paraíso! Fiz a Linha Vermelha e tentei uma via difícil chamada Ossos do Ofício, muito muito clássica! Parabens pro Cesão e Pedrão Zen pelas conquistas aí! Tá bonito! Parabéns pro Kalango pela cadena da Ossos. Muito clássica!!! Quero muito fazer essa, afinal são os ossos do ofício!!!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

São Bento...tanta coisa...qualidade de vida!!!

Salve!
Minha primeira visita a São Bento não podia ser diferente dos outros lugares, chega a ser inacreditável como me sinto bem quando chego em lugar diferente. Percebo que sou do mundo todo! É ótimo! Bom depois de passar em 4 lugares, 2 desconhecidos pra mim, cheguei em São Bento onde só havia feito uma visita rápida à caminho de Ubt, subi a via Normal do Baú e fui embora.
Agora vim por causa do boulders, são muitos pra conhecer, Dia Santo, Salinas, Sex Shop, Calibre 12 e vários outros. No primeiro dia conhecemos o setor Akira, onde fizemos o Sex Shop, Língua Santa, Lambida e outros. No segundo dia fomos no bigode, blocão, muitas linhas, volume legal. Tudo meio babado, mas conheci os clássicos Virilha Completa, Bring the Ruckus, Itaipava e vários VÁRIOS outros. GOSTEI DE TODOS!!! Mandei alguns nesse dia, mas tava meio cansado, o TioDani fez o Virilha. E no terceiro dia deu quase tudo certo, eu fiz o Virilha, o Cavanhaque e o Bala na agulha todos flash e alguns outros; o Rui e o Fred fizeram o Virilha também, o Cartucheira flash; a Maira mandou bem demais, fez um volume incrível e encadenou o clássico Alice e o TioDani fez o Cartucheira flash e o Barba Sds. A única coisa que não deu certo foi conhecer o boulder calibre 12, clássico do local que infelizmente alguém(se é que podemos chamar de alguém) quebrou as agarras. Foi muito triste pra mim, mas era chocante ver o Carlera e o Belê desacreditados da situação, e que é realmente um absurdo!!! Quebrou só a linha, deixaram todos os outros. Parece que alguém tomou uma surra do boulder e ao invés de trabalha-lo decidiu destrui-lo. Porque certamente esse Zé ninguém conhecia a linha, muito estranho Triste! Incompreenssível! Nunca vou conhecer o Calibre12 original, mas já isolei o boulder inteiro mesmo todo quebrado, quase mandei, pra maior tristeza do infeliz.

Ótimo conhecer São Bento, qualidade de vida altíssima por aqui. O clima de montanha, de cidade turística, muito boulder e via, fora a tranquilidade que parece plena por aqui. Todos que aqui ficaram, parecem estar muito bem acomodados em seus doces lares, e a cidade chama pra ficar.

2.500kms rodados, Conceição, São Tomé, Atibaia, Ubatuba e agora São Bento. Tanta coisa!!! Vou escrever mais, sobre tudo, muitas conquistas e realizações, muita energia boa. Logo mais quando eu voltar do rango com os amigos Carlera e Paulinha, mais uma vez sem palavras pra eles.
Valeu TioDani, Bull, Maíra e Ruy. TRAVA AÍ em Bh! Alias aqui, to esperando vocês!!! Hehehe!
Abraço pra todos que cruzei na trip, galera de Bh(stone), Pedro de são tomé, galera de atibaia Léo Mineiro, Caio, Lutrinks e Amandinha, galera de Sp, RJ, Rogeba, Cesão, Jonhny Carrion etc...

terça-feira, 29 de junho de 2010

Pense uma, duas ou até três vezes antes de todas as ações

Um belo dia de sol, Sr. Mário, um velho caminhoneiro
chega em casa todo orgulhoso e chama a sua esposa
para ver o lindo caminhão que comprara
depois de longos e árduos 20 anos de trabalho.
Era o primeiro que conseguia comprar
depois de tantos anos de sufoco e estrada.
A partir daquele dia, finalmente seria seu próprio patrão.
Ao chegar à porta de casa,
encontra seu filhinho de seis anos,
martelando alegremente a lataria do reluzente caminhão.
Irado e aos berros pergunta o que o filho estava fazendo e,
sem hesitar, completamente fora de si,
martela impiedosamente as mãos do garoto,
que se põe a chorar desesperadamente sem entender o que estava acontecendo.
A mulher do caminhoneiro corre em socorro do filho,
mas pouco pôde fazer.
Chorando junto ao filho,
consegue trazer o marido à realidade,
e juntos levam o garoto ao hospital para cuidar dos ferimentos provocados.
Passadas várias horas de cirurgia,
o médico desconsolado e bastante abatido,
chama os pais e informa que as dilacerações foram de tão grande extensão,
que todos os dedos da criança tiveram que ser amputados.
Porém, o menino era forte e resistia bem ao ato cirúrgico, devendo os pais aguardá-lo no quarto.
Ao acordar, o menino ainda sonolento
esboçou um sorriso e disse ao pai:
-Papai, me desculpe. Eu só queria consertar seu caminhão, como você me ensinou outro dia. Não fique bravo comigo.
O pai, enternecido e profundamente arrependido,
deu um forte abraço no filho e disse que aquilo não tinha mais importância.
Não estava bravo e sim arrependido de ter sido tão duro com ele
e que a lataria do caminhão não tinha estragado.
Então o garoto com os olhos radiantes perguntou:
- Quer dizer que não está mais bravo comigo?
- É claro que não! – respondeu o pai.
Ao que o menino pergunta:
- Se estou perdoado papai, quando meus dedinhos vão nascer de novo?

Nos momentos de raiva cega, machucamos as pessoas que mais amamos,
e muitas vezes não podemos “sarar” a ferida que deixamos.
Nos momentos de raiva, tente parar e pensar em suas atitudes,
a fim de evitar que os danos seja irreversíveis.
Não há nada pior que o arrependimento e a culpa.
Pense nisto!

Chocante esse textinho, e pra aqueles que necessitam refletir melhor antes de agir como eu, dá pra ajudar um pouco. Apesar de ser muito zela o pai. Marteladas no dedo. Bizarro! Tirou a chance do menino praticar o esporte mais incrivel de todos.

domingo, 27 de junho de 2010

Entrevista - Escalada Café

Entrevista feita por Claudio Brisighello no site escalada café, muito legal o site, com muita informação boa pra todo mundo. Vale a pena conferir. http://www.escaladacafe.com.br/noticias/entrevista-com-rafael-passos

Abraço Claudio.

E boas escaladas a todos.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Dia dos namorados inesquecivel, 10 anos de namoro!

Nesse dia 12 de junho de 2010 foi realizado o North Face Open de Boulder, o eventou contou com presença de 10 estados. Dentre esses alguns com atletas de alto nível como: SP-Cesar Grosso, Carlos Eduardo Levy, Leandro Pardal, Ligerinho Mastrocola e o Linha(que ta se enturmando aqui no DF mas ainda não foi aceito) rs, MG-Gustavo Fontes, Gustavo Olivé, Jean e Juan Ouriques, Alexis Rokaz, RJ-Caio Gomes, PR-Lucas Scalco, SC-Andreas Ramses, DF-Rafael Passos, talvez o Linha Paranhos e Colorado, estado onde vive o escalador Norte americano recentemente Campeão do Mundo em Vail, Daniel Woods, conhecido também como "Madeirinha", "Daniel Madeiras" ou como eu prefiri por ele ser uma pena "Maderite".

Assim que cheguei na Campo Base(ginásio como poucos no Brasil) me deparei com um cenário bem descontraído, muito diferente de tudo que eu já tinha visto, e sem sombra de dúvidas o melhor evento realizado no Brasil disparado, podendo se comparar somente com o SP Open, evento realizado com extrema competencia tambem, porem sem confraternização noturna(rs).
Deu tudo certo, a organização foi impecável e muito guerreira, eles fizeram tudo pro evento não ter nenhum ponto negativo e pra mim a movimentação e o estilo das agarras utilizadas foi o que tornou o campeonato PERFEITO. A pontualidade, condução do evento e a animação deram um toque especial, até porque quem estava com o microfone, narrando tudo e passando a maior VIBE era o nosso mestre, nossa inspiração, nosso irmãozão mais MONSTRO Dioguinho Ratacheski. Foi incrivel e talvez o mais acontecimento mais especial pra mim, encontrar essa figura foi simplesmente sem palavras. Sem palavras também pra organização, realizada por Minc, Fábio PODER, Carlos Michel "Carlera", Belezinha, Rogeba, Juca Canteli e o Dioguinho.



Muito bom também reencontrar os amigos, como o Cesinha de Ouro Preto que recepcionou a galera com muita classe no cafofo(Valeu irmão!! Tô te esperando aqui no Planalto), o Jorginho "Boca de lata" de Lençois, o Biru de curita agora em Floripa, que fazia 5 anos que eu não o via, o Marco "Snakinho", e o Rafinha meu xará e seu pai/fotógrafo/patrocinador/incentivador que nunca me lembro o nome, mas que sempre elogio pelo fato dele participar tanto desse processo bacana de evolução do garoto(monstrinho esse meu xará). Muito bom ver vocês!!!



Galera VALEU DEMAIS, vocês proporcionaram pra nossa geração um evento digno, sério e COMPLETO. MELHOR EVENTO JÁ REALIZADO. E isso não vou me cansar de falar.



O festival foi maravilhoso, muita energia positiva e os Brasucas botando pressão no Daniel, eu não parava de falar "Sem moleza com esse gringo""Ele vai ter que apertar também" e no fim do festival terminamos ainda com um Brazuca na frente. A classificação ficou 1-Cesar Grosso, 2-Daniel Woods, 3-Jean Ouriques, 4-Juan Ouriques, 5-Rafael Passos, 6-Linha Paranhos, 7- Ligeiro, 8- Andreas(muleque forte demais), 9-Gustavinho Olivé e 10-Gustavo Fontes. Na concetração perguntei ao Daniel como tinha sido a vitória sobre o Killian, sobre seus projetos, e por que não passar dois meses aqui abrindo uns v14s e 15s pra gente. Ele disse que estava doido pra voltar pra Rocha, que tava muito feliz por ter ganho a Copa do Mundo(tambem mo grana) e que seria ótimo abrir uns boulders pra gente, mas que ficaria pouco tempo e talvez volte pra escalar só na rocha, isso daria uma evoluida legal e inclusive chamaria atenção de outros monstros pra virem também, acho que se ele for esperto ele volta sim! Brasil tem qualidade demais na rocha.

Vários posts do Caio Gomes sobre o campeonato, com fotos, entrevista com o Dioguinho, um pequena com o Woods, impressões pessoais do Caio e muita informação boa. Vale a pena conferir até porque se eu fosse colocar fotos seriam aquelas, então confere lá mesmo e confirmem se foi bom ou não foi o evento.
http://www.familiabuscapedra.blogspot.com/
Parabéns Caio, o blog tá bacana demais!!!

Fica marcado em nossas caminhadas, pra mim chegando à 10 anos agora, esse dia 12 de junho, dia dos namorados, onde todos que são casados com a escalada, receberam o primeiro evento realizado com verdadeiro sucesso e SATISFAÇÃO total de presente.
Eu como presenteado só tenho a agradecer.

Valeu Carlera e Paulinha, desculpa ter tirado vocês de Curita 3 da manhã!!! Paulinha foi mal pelo aniversário maluco e dia dos namorados tb. O Carlera tá FEITO!!! hahaha.
Vcs são demais! Sério!

Valeu Cesinha to te esperando aqui irmão! Foi muito boa minha passagem aí.
Valeu Gustavinhos de BH. Professor e aluno na pressão. Sucesso nos treinos.
Gustavim, valeu a parceria lekão, vamo junto, onde for, Curita, MG, DF, BA, SP vamo nessa!

Saravá!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

"Só criando asas"

Assunto muito polêmico e muitas vezes tratado como se não fizesse diferença significativa, este post resolvi dar minha última opinião sobre esse monstro de muitas cabeças que é a tal graduação.
Primeiramente gostaria de deixar bem claro que graduação é muito relativa, tem vários fatores que influenciam e determinam a graduação de uma via, boulder ou parede. Os principais com certeza são difículdade da agarra, distância do movimento, difículdade tecnica do muv.(relação mão/pés), fator psicologico e duração/intensidade(resistencia necessária para se realizar a linha). Tem uma medida chamada METS utilizada para determinar o gasto energético de cada atividade física levando em consideração a intensidade, tempo de duração, exercício continuo ou não continuo. Se a gente conseguisse associar essa tabela de METS, à tabela de graduações seria o mais fácil, mas na realidade é a relatividade da graduação que gera tanta polemica.
Tanto gênero, como tamanho, como adaptação especifica fazem toda a diferença pra dividir as escaladas em níveis. Quanto ao gênero é geral em esportes, mulheres tem melhor desenvolvimento tecnico e homem tem melhor desenvolvimento da força; tamanho faz diferença em caso de movimentação específica, tanto nanicos como gigantes podem tirar vantagem quanto à isso, mas o Daniel Woods mesmo não manda só boulders encolhidos, de encaixe ou de regletitos não, ele apavora em boulders de muvs muito longos e talvez essa seja a melhor caracteristica dele, como ele demostrou na cadena do El Corazón V13 em Rocklands, provando que não tem essa desculpa de "não alcanço" ou "não tenho envergadura", e isso é o que venho falando pro Maromba há um tempo, "você acha que o Daniel não ia fazer esse muv? Ia e talvez faria de prima!!" mas só agora ele entendeu(rs.). Alguem acredita que existe algum muv longo pro Daniel Woods, garoto de 21 anos com 1,66 mtrs e um dos escaladores mais fortes do mundo? Existe sim! Assim como pra mim, pra você, pro Bello, pro David Graham e pro Michael Jordan. Os muvs são longos porque as agarras são distantes, não porque a pessoa é pequena. É aquele velho ditado, e que parece que o Daniel aprendeu diretinho, PRA TUDO DÁ-SE UM JEITO! E adaptação específica seria mais ou menos o que o Kassan faz em Cocal e o Magrão no Cipó, se você tira eles de lá, eles ficam abatidos, sem energia, e sem animo, igual peixe fora d'aguá.
Isso é bem óbvio, por exemplo: Se a linha for de resistencia e a pessoa tem melhor performace em linhas explosivas, certamente a pessoa vai ter dificuldade. Assim como uma mulher de estatura mediana, extremamente tecnica, as vezes não ter possibilidade alguma de fazer um movimento específico de teto pela relação força/estatura. Devido essa relatividade esse assunto o qual fiz essa enorme confusão é a graduação, um assunto muito polêmico.

Quando eu comecei a escalar, em agosto de 2001, já existiam boulders de alta dificuldade no Brasil com graduações polemicas, gerando assim uma incompatibilidade ETERNA!
Exemplos clássicos: Cocalzinho - Fumaça V10. Depois de Fontain, Rocklands e Cresciano vou poder afirmar com mais certeza, mas isso não é v10 em lugar algum no mundo. A graduação foi dada levando em consideração que o Jason Kehl tinha demorado 3 dias pra mandar o Karma V11, e o boulder Fumaça teria sido feito no primeiro dia de tentativas do escalador Matheus Veloso, por isso teria que ser menos que v11. Levando em consideração a força de reglete e campus do escalador Matheus, e as caracteriscas do boulder, eu fico com Fumaça V11 sólido!
Já em Ubatuba frequentada há bastante tempo por escaladores de alto nivel como: Bele, Linha, Cesinha, Coçada, Carlera, Juca e vários outros tem tambem algumas incoerencias, como: Úreia V8,ao lado do Chave de coxa que também é V8! Esse ou é piada ou sacanagem mesmo, só pode! Ainda em Ubatuba temos o classico Tsunami v9 que até agora não vi nada parecido! Pra mim antes e depois de quebrar a agarra o Tsunami sempre foi o mesmo! Lindo v10 de Ubatuba! Falta de confiança, credibilidade, falta de capacidade ou simplesmente uma confusãozinha básica?

Bom há varios anos já venho escutando que os boulders estão supervalorizados ou desvalorizados, e vou descrever pequenos fatos que nunca vou me esquecer!
Quando o boulder Jérico v11 quebrou uma agarra de pé, não se sabia ainda se era possível fazer o crux sem a tal agarra de pé. Depois de alguns anos encostado, o boulder foi subido pelo Pedro Raphael, que fez a saída em pé, pois até então ninguem sabia se era possível, e foi! O Pedro graduou o boulder em v9/10(que é v9, pois quando é sugerido dois graus sempre fica o menor) na época, mas na verdade isso ao inves de abrir portas, gerou uma polêmica nacional, porque diziam que ele quis partir o boulder ao meio. Não! Ele quis SUBIR, e fez! O Cesinha que não é nem um pouco bobo, ao ver que era possível foi lá tentar fazer tudo junto, e mandou saindo sentado. Jérico v12. Anos depois, com a visita do ilustre escalador espanhol Dani Andrada que escalou a versão em pé, o boulder "pela metade" foi reconsiderado pela comunidade escaladora, sendo o boulder mais difícil que o Dani escalou no Brasil e hoje conta com muitas ascenções mostrando ser uma linha mais social do que a completa! Divergências: Jérico em pé, grau sugerido pelo Pedro, v9 e já pelo escalador espanhol v11!
Outro fato muito interessante e semelhante a esse foi o do Fiat Lux em Ouro Preto. Logo após a cadena do Bêle, perguntei à ele sobre o grau que ele achava, e ele me respondeu "acho que um 9 ou 10" e quando estavamos reunidos à noite para conversar com o Dani, o espanhol citou o boulder que os meninos tinham feito no dia(Fiat lux), como se fosse um 8A, v11 na graduação francesa, e mais uma vez a diferença era grotesca, opinião Brasuca v9, opinião do Dani (sem encadenar) v11.
Depois de Ouro Preto o espanhol foi conhecer Ubatuba e lá salvou todos nós do que poderia ser o mais importante equivoco, fato que com certeza teria feito muita coisa mudar pra pior. Isso porque ele conseguiu fazer em um dia o que eu tentei muito e não consegui, botar na cabeça do Bêle que aquela coisa que ele estava tentando era v13, e esse é o Bacanas SDS. Valeu Dani, muito importante sua vinda aqui, ótimo pra percebermos que estamos desnorteados!!!
Após esse fato a próxima analise que fiz foi com relação as vias Cabra da Peste e A dor é o poder. O Filipinho recém chegado das gringas, com 11c nas costas, fez a ascensão de duas vias e ambas foram cotadas em 11a, e hoje já ouvi proposta de 10b pras duas. Tudo bem que o primeiro rala mais, talvez não descubra todos os betas, mas cá pra nós de 11a pra 10b! 10B já existe há mile anos, a Polter que o próprio Filipinho mandou com 15 ou 16 anos com pouquissimas entradas. Muito estranho isso!!! Não?

Depois da minha primeira viagem aos EUA, percebi que estavamos totalmente desinformados, pois toda vez que alguem achava alguma parede sem nenhuma agarra, aliás talvez uma micro agarra, daquelas que é necessário lupa pra ver, sem ter da onde vim, nem pra onde ir, nada de agarra pros pés e apesar de totalmente impossível falavamos "olha um v14". kkkkkkk! Joguem fora suas lupas. v16 TEM que ter agarra!!! Vamos mudar esse conceito, nossa realidade tá muito minuciosa!!! Tudo que escalei lá gringa achei bem mais tranquilo que aqui, e mesmo assim continuamos decotando. Dia Santo v13??? Jamais!!! Se algum dia eu ver algum v13 ao menos parecido eu concordarei, mas agora basta! Tá na hora de acertamos as coisas, por ordem na casa, porque senão mandar v15 no Brasil vai ser impossível, só criando asas !!!

Palavras de Raulzito, cheio do goró, lá na alemanha, é o terceiro comentário(foi mal, não consegui colocar o texto aqui) .http://rafaelpassosescalada.blogspot.com/2010/05/boulder-cartola-v12-mais-um-daqueles.html#comments

Lista de v13, 14 e 15 que não precisamos de lupa, nem asas e nem porção mágica!! Só pressão, MUITA PRESSÃO!!

Em Cocal:
Jah Waits v14/15, no bloco do Jah Problem.
SobreMesa v13/14, no bloco "mesa".
Protocolo de Kyoto v13/14, no bloco do tranqüilo e calmo.
Cactus Terremer v14/15/16, na Casa da Cobra.
Quimera de Cristal v13/14, na Casa da Cobra.
Exodus SDS v13/14, na Casa da Cobra.

Em Cristal:
3D v14/15, no Chapéu do Sol
Quarta Dimensão v15?, no Chapéu do Sol
Voo livre SDS v13?, no bosquezin
Projeto I v13, no bosquezin
Projeto II v14, no bosquezin
Anfitrião Ext. v13?, no bosquezin


Abraço pra todos e Boas conquistas
Rafael Passos

sábado, 8 de maio de 2010

Achado do Zed

O Zed fuçando na net acabou achando esse blog, que traz notícias sobre vias e boulders do mundo inteiro, inclusive o Brasil!!! O que é realmente surpriendente, e muito gratificante ver os gringos falando de acontecimentos em terras brazucas, ou de brasucas em terras gringas.
O curioso tambem foi a maneira que ele iniciou uma das noticias. "Talvez você pense que os boulders de alta graduação no Brasil não deveriam ser levados a sério. Bem, pense novamente..."
Vale a pena conferir esse blog, gostei muito, muita informação, e tem pra todos os gostos.
Abraço à todos!
Valeu Zed!

http://bjornpohl.blogspot.com/2010/03/passos-strikes-again.html
http://bjornpohl.blogspot.com/2010/03/brazilian-in-hueco.html

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Até que enfim nossa brincadeira foi levada a sério!

Até quando iamos usar essas muchebas, ou até quando teriamos que encomendar nossos equipamentos das gringas? Ninguem sabe! Esse post traz um pouco da história de amigos de BH, que se uniram há uns 5 anos pra produzir magnesio para escalada. Não só produzir mas eles testaram diversas fórmulas até começarem com o primeiro Stone Chalk, e assim surgiu a STONE! Durante esses anos escalando, sempre que eu ia em BH a STONE estava mudada, existiu até o incrível ginásio(bivac da melhor!) de escalada na casa de um dos donos da STONE, Gustavo Fontes treinador de escalada esportiva como poucos, não que ele treina como um maluco, isso também , mas que certamente é um dos melhores treinadores que temos em terras Brasucas. (Gustavinho logo mais apareço aí pra fazer um estágio com você!!!). Depois do muro de escalada na casa do Gustavinho, houve uma mudança na fórmula do Mag. e com a melhora do produto ele passou a chamar STONE Gold, que já proporcionou muitas cadenas pro Brasil inteiro!! A Stone estava por todo Brasil!!

Enfim a última vez que apereci em BH, a STONE estava produzindo uns colchões pra uso próprio!

Uso próprio nada! Eles testaram, e testaram bem mesmo, escalaram muito, até por o Crashpad no Mercado! E aí está o CrashPad STONE! O melhor do mercado!


http://stoneadventure.blogspot.com/2010/04/descricao-colchao-para-boulder-dobravel.html

Valeu Daniel Hadads e Gustavinho pelas incríveis recepções, apresentação de blocos e escaladas aí em BH. Valeu Tio Cabeça pela organização de festivais,e por toda a pilha que tu sempre boto em todo mundo, Tio Dani pelo Natal 2007 (hehehe) as Vibes e todas as escaladas juntos! E Murilão pela recepção em Sampa, fotos, pilhas e escaladas. Valeu!

Aguardo vocês aqui em Cristal e Cocal.

A STONE tá de parabens!!! Muito gratificante ver empresas assim no Brasil!!!

Bom trabalho!

terça-feira, 4 de maio de 2010

Boulder Cartola V12 - Mais um DAQUELES

É com imensa satisfação que escrevo esse post pra dar a notícia de mais um Classico realizado na Pedra do Chapéu. O boulder que era o que eu mais vinha tentando se consiste em 6 movimentos difíceis, de muita tecnica de teto e força bruta mesmo, explosão total, resultando em um boulder de movimentação precisa, e de muita exigencia mental, já que muitas vezes nossos bloqueios perante a escalada e seus limites vem daí, da mente. Tentei o boulder insanamente nas ultimas duas semanas, fazendo até com que amigos reclamassem de tantos retornos a Pedra, dizendo que só iamos lá, o que é uma grande mentira, porque fui mais pra Cocal do que Cristal ultimamente, e todas as vezes falei que Cocal estava quente o suficiente pra me deixar um tempo distante, mesmo assim acabei indo pra Cocal, onde escalei muito, me divertir e concluimos algumas pendencias, mesmo sabendo que não havia aderencia ALGUMA. Parabéns a todos que persistiram. Muito grato pela paciencia, compania, segurança e motivação de todos, sem isso nada seria possível. Nesses dias de tentativas me veio aquele velho pensamento à cabeça. Que diabos de v12 é esse! E como sempre a conclusão é a mesma(pra mim que fui escalar fora), no Brasil se escala v12, e se tenta v13 no maximo, pra fazer v13 e tentar v14 só na gringa mesmo, imagine v15, aqueles boulders que vemos uma micro agarra que pra ve-lá realmente precisamos de uma lupa, sem nenhuma agarra de pé, sem ter pra onde ir e nem de onde vim, isso é v15Br, um boulder sem agarras e completamente sem futuro, aqui tá impossível fazer v14 ou v15, essa é minha conclusão! Malhamos malhamos e depois da cadena é sempre v10, como diz o povo do Cocal "Tá caro!", e como já ouvi o Carlera dizer "Faz mais de dez anos que só mando v10!" mas vamo que vamo, não importa o número e sim a importancia que as pedras tem pra nós. Até porque v14 do Brasil sempre vai ser v13, assim como aconteceu com o boulder O dia Santo que na minha opnião é v14, e teria acontecido com Os Bacanas SDS se não fosse pela visita do Dani Andrada em terras Brasucas. Será falta de pressão, falta de informação, falta de credibilidade ou simplesmente aquela velha mania do Brasileiro de não valorizar o que é nosso. Subestimar sua própria nação! Isso é um caso a se pensar.

Fica aí mais um v12 BR, Bem-vindo essa é a nossa realidade! Essa que só a gente conhece!


Cartola v12???... e assim vai ...



"É tudo nosso, vamos preservar!!!"

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Sábado em Cocal - por Carlos Santiago

Nesse sábado fomos escalar no mocó, pedra do Jah Problem e vários outros. Nesse vídeo tem o Jah Bless e o Jah Works, boulder que envolve força, técnica e psicológico. Classicos! A matéria é uma produção da Vibration Produções com parceria v11e.e.
http://v11ee.blogspot.com/2010/05/jah-bless-e-jah-works-fa.html

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Chapéu do Sol. Porque esse bloco é mais do que perfeito???


CHAPÉU DO SOL - CRISTALINA-GO



Primeiramente vou falar um pouco da Pedra do Chapéu do Sol, depois vou falar como foi o inicio da relação amorosa entre nós(Escaldores de Brasília que pouco escalam na resina) e a Pedra do Chapéu.




Localizada em Cristalina-Go, 120km de Brasília, pegando a saída Sul, BR 040, exatamente antes de um posto grande, o JK que é a esquerda de quem vem desse sentido, tem placas que levam a Pedra do Chapéu do Sol. Ela que já é famosa há algum tempo já é mágica antes mesmo de começarmos a desvendar os íncriveis boulders que há por lá, isso porque a pedra gigante que pesa mais de 100 toneladas é sustentada somente por uma pequena porção de um pouco mais de meio metro quadrado de sua base, e como se isso já não bastasse ela é um pouco tombada para um dos lados, o que torna esse monumento ainda mais interessante e curioso. Exemplar ÚNICO no mundo. Muitos acham ate assustador, acreditando que ela pode cair a qualquer momento enquanto escalamos, eu acredito que nem com 200 pessoas pulando nesse lado esquerdo da pedra(foto),com mais um trator puxando, acho que ela não ia nem mecher(Por favor! Não precisa testar, eu já fiz isso! Deu certo! Tá sólida!). Ouvir dizer também pela população nativa que vandalos armados iam lá durante a noite atirar na parte onde a pedra é sustentada, bem na junção, pra tentar derruba-lá. Um absurdo de imensa ignorância! Meteram bala na base da Preciosa mas ela está lá FIRME, LINDA e MÁGICA como sempre, equilibrada há milhões de anos. (Fonte: Wikipédia)


O meu primeiro contato com A Pedra foi logo na primeira vez que fui a Cristalina, graças ao meu amigo e guia muito esperto Gamilho Vargas que me levou nos dois melhores blocos de Cristal e entre os melhores que já vi na vida. Valeu Gabriel, muito grato!!! Enfim conheci Cristal!!! Primeiro o bosquezin e depois A Pedra, o famoso Chapeú do Sol!!!
O bloco era O Mais Imponente que já tinha visto, muito bizarro ver a primeira vez, mas nunca pensei que podia cair, mas é estranho.Até então havia somente o v0 que é por onde descemos da pedra, o Gabiras tinha me falado de um tal projeto, então fomos conhecer o danado.

Lindo! Linha muito fina! Perfeita! Como todas as outras Da Pedra. E essa linha recebeu o nome de Chapéu do Sol. Eu estava maravilhado com o lugar! Só pensava em subir por todos os lados do monumento.

Procurei muito nesse dia, o Gabiras me mostrou o Firmamentum(extensão do Chapéu) falei que era "impossível, você tá viajando!"e nem tentei, acabei tentando um que é até mais difícil que o Firmamentum, mas as agarras eram um pouco mais próximas e eram invertidas e batentes, pura compressão, bem mais meu estilo! E foi só o que consegui visualizar aquele dia.
Começamos a tentar! Parecia impossível a princípio, não tava nada divertido, porque não saia nada da brincadeira, mas logo que aquecemos consegui fazer o primeiro muv, depois fiquei tentando o resto e não isolei nada! Subimos Na Pedra pra ver o por do sol e as maravilhosas estrelas de sempre e depois de 20 minutos tive uma LUZ, dei pulos de alegria, falei vamo descer que é com o "calcanhas", tenho certeza!! Cheguei lá embaixo e era isso! Tudo certo! Sai dando um tapão de esq. no batente, bota o calcanha na mão, traz a mão dir., rebota dir., e rebota de novo numa boa e voa aproveitando o pendulo pra ir mais alto na boa do fim. Obs. sem arrastar? claro! "No dab" papo doido! Só manda quando não arrastar nada meu amigo,nada mesmo , nem vento a favor pode, se bater um ventinho amigo, desce! Em todo lugar é assim! Enfim esse é o Quartzo. Lindo como todos nessa pedra. Esse foi só o primeiro dia. Perfeito como todas as vezes que visitei o Chapéu. Eu não queria saber de mais nada, Só Cristal. Só Chapéu/Bosque/Chapéu/Bosque.

Hoje já existem vários outros boulders na pedra, mas foi tudo aparecendo bem devagar, que nem em relação mesmo, eu era sempre surpreendido pela pedra e ela me conquistou completamente. Pra mim A Melhor do Mundo(sem desdenhar das outras). Acho que fizemos as últimas linhas não visualizadas na última sexta, fora essas tem mais 3 projetos. Um tá quase! Os outros dois eu chamo de 3D, v14 no mínimo, e Quarta Dimensão, certamente v15. Ambos tem as agarras nítidas e com a leitura perfeita, falta só a pressão de v14 e 15 de teto, de agarras boas, e muvs BEM específicos. Aí saí com certeza!

Segue a lista das 16 maravilhas do Chapéu do Sol.

Descida v0
Chápeu do Sol v5
Medo do som v1
Quartzo v11
Firmamentum v10
Abordados v5
Aperta a dentadura v8
Firmeza v11
Só na manha v6
Dente de Leite v1
Dente de Aço v11
Maria José v5
Guilherme v6
"Dente de Ouro" projeto* v12

"3D" projeto* v14

"Quarta Dimensão" projeto* v15

Projeto não tem nome. Esse é o jeito que eu chamo, é um apelido! Projeto se trata com carinho.

O grau obviamente é suposição! Mas já estou tentando.

Se o seu chapéu tem 3 pontas! Tem 16 pontas o meu chapéu, se não tivesse 16 pontas, não seria o meu Chapéu! kkkkk!

É com imenso prazer que convido à todos da comunidade escaladora pra conhecer essa obra de arte de Deus, todos sempre serão bem recebidos pela Maravilha, e por mim também assim como por todos os escaladores locais. Um beta grátis! Se você é escalador, gosta muito de boulders e sempre sonha em conhecer os lugares incriveis pelo mundão, esses que vemos nos videos, das famosas 'King Lines' você TEM que conhecer esse lugar.

Essa dádiva de Deus, equilibrando assim, nessa doidera da foto, só lá mesmo, e pra mim

Ela é A Melhor de todos os tempos.

Toda a história, peculiaridade é simplesmente INCRÍVEL
Comissão de Frente, Enredo, Bateria e Porta Bandeiras. TUDO 10!

Obrigado Senhor pela beleza, sombra, momentos e escalada que sua Obra nos proporciona!!

Logo mais colocarei vídeos e mais fotos da Preciosa.
Agradecimentos a todos que fizeram seg, compania e que colocaram algo pra jogo! Valeu!
Obrigado todos da equipe v11, muita dedicação, nightclimb com volta cansado na madruga, apreço pelas agarras, tudo pelo resultado!! Valeu!! Muita divulgação de notícias, vídeos e curiosidades sobre todos os membros vai acontecer agora, quem não conhecia vai conhecer.

É só entrar e conferir. http://www.v11eeblog.spot.com/
Inclusive tem uma matéria da visita do Carlera aqui em Cristal, e muito mais.

Valeu Carlera e Paulinha, tamo junto, já já apareço aí em São Bento!


Tamo trabalhando forte pela divulgação. E mordendo tudo!! Valeu por tudo Kassan!! Tú é o cara!!

Abraço pra todos, boas escaladas, bom grip pra todos nós!
"É tudo nosso! Vamos preservar!"
novo lema da v11e.e. que acabei de criar.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Video do Jah Proteje v9 e Jah Guide v8

Cocalzinho boulders - Moco from Carlos Santiago (KassaN) on Vimeo.

Boulders Classicos no Mocó em Cocalzinho. Jah Proteje v9 e Jah Guide v8. Agarras muito incriveis e movimentos perfeitos.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Serra da Bocaina


Houve na Bocaina esse feriado um encontro informal de escaladores de MG, DF, SP que juntos uniram forças e tornaram muito produtivos esses 3 dias chuva na Serra. Os escaladores locais Alexandre Fei e Diego Cabelin já desejavam furar essas linhas à um bom tempo, pois se trata de uma onda linda e gigante que recebeu o nome de Tsunami, parece INACREDITAVEL, a primeira vez que fui na Bocaina eles já me falavam da tal mega onda. Então foram iniciados os trabalhos, não sei ao certo quantas linhas estão abertas, mas sei que eles já querem mais, então ESMERILA aí galera, manda broca!!! O melhor disso tudo e que eles abrem vias porque gostam, nào ficam por aí pedindo dinheiro e ajuda, achando ruim pessoas que não tem o mesmo hábito, dizendo que todos que não furam são preguiçosos. Muito pelo contrário, eles sabem assim como eu que dessa maneira eles estão deixando suas marcas por aí, trabalhos que ficarão por aqui quando nosso corpo se for, ETERNIZANDO nossa presença na Terra. Faz quem quer, não vou sair por aí pedindo dinheiro pra gasolina do meu carro porque estou indo abrir boulders, ou pedir pra me ajudarem a comprar meu crash ou abrir trilhas, porque abro boulders pra todo mundo. Até porque imaginem se todos os escaladores estivessem com furadeiras nas mãos, furando tudo que tem direito, INCLUSIVE uns bidedinhos. Imagina? Seria o CAOS! FICA AÍ O RECADO PROS QUE RECLAMAM DEMAIS. Nào faça de má vontade, faça se quiser e não cobre isso de ninguem. Muito obrigado à todos que vem ralando pra evoluir a escalada aqui no Brasil. Valeu Feo, tu é o cara! Faz coisa pra caramba e tudo porque GOSTA MESMO.
Além de vias novas, os projetos antigos também eram foco nessa trip. Já saí de Brasília pensando nas duas linhas que havia tentado antes. Uma delas a vitamina C, um 7c tecnico até o teto e depois um v8/9 de três movimentos, sendo o ultimo um bote muito difícil, que exige uma segurada de um braço só. Queriamos que fosse o primeira 10a da Bocaina, mas não foi dessa vez. Decidi descansar sábado e no domingo, pronto! Mandei na primeira tentativa. Descansado é outra coisa.
Quando desci da via, mal tive tempo de comemorar, porque o Fei já estava terminando a outra via, que era só acrescentar uma chapa e o topo. Essa é a Medo de que, que era um 9c de 5 custuras e agora com mais um v7 no fim. Passei da primeira parte com betas bem diferentes dos muvs da outra vez, e caí no ultimo muv do boulder final(nunca tinha tentado) e quase mandei a via na primera entrada da trip. Na segunda entrada cai na primeira parte e na terceira PRONTO! Saiu, mas de novo não chegou a ser o primeiro 10a da bocaina. BOCAINA É HARD
Agredeço a todos que passaram a vibe. Valeu Pretita, Gustavo Chuck, Lúzune, Chorão, Guerreiro, Bebeto, Cabelin, Filipe Beli, Alexandre Feo, Tamara, Leo Mineiro, Caio e todos que compareceram. Obrigado!